top of page

TIRE SEU NEGÓCIO DE ALIMENTOS DA CRISE!!!

  • Foto do escritor: Alexandre Pires Moreira
    Alexandre Pires Moreira
  • 5 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Olá, nos últimos tempos vocês que possuem um negócio de alimentação tem ouvido muito de gestão gastronômica, gestão financeira, redução de desperdício e etc. Mas tudo isso é um conjunto de práticas simples e que deveriam acontecer de forma corriqueira e fazer parte da rotina de todo negócio. Contudo vários fatores fazem com que o dono, gerente, gestor não pratiquem.

Vamos então conhecer os processos principais de forma genérica e uma vez por semana vamos detalhar estes processos, para que vocês consigam entender a importância e consigam iniciar o processos de melhoria. São eles:

  • Ficha Técnica;

  • Controle de Custo da Mercadoria;

  • Controle das Despesas;

  • Precificação;

  • Controle de Estoque;

  • Capacitar seus Colaboradores;

  • Melhoria das Vendas.

Vamos então falar sobre ficha técnica, que hoje a minoria possui e sabe de sua importância. Com a ficha técnica você padroniza um prato, tem informação para treinar sua equipe, mantém a qualidade do produto independente de quem o reproduza. E acima de tudo é dela que você extrai o quanto você gasta para produzir o prato e também através de conhecer o custo você possui ferramentas para precificar seu produto de forma que obtenha lucro com ela. Além de não saber o quanto você tem que comprar de cada matéria prima.

Então não possui a ficha técnica, você pode estar gastando do que o necessário com sua compra, seu funcionário estar usando mais produto do que o prato precisa para ser produzido, gerando desperdício de produto, tempo e de dinheiro. Dinheiro este que poderia estar em seu bolso. Pode também estar cobrando o valor errado do seu produto e estar pagando para seu cliente comprá-lo de você a invés de estar lucrando com ele. Entendeu a importância da ficha técnica.

Itens de uma ficha técnica que não pode faltar:

  1. NOME DO PRATO OU PRODUÇÃO

  2. NOME QUE CONSTA NO SISTEMA

  3. DATA DA ULTIMA ATUALIZAÇÃO

  4. CLASSIFICAÇÃO

  5. INGREDIENTES

Mas ainda teve ter a unidade de medida ( que deve ser sempre em quilos ou litros), quantidade bruta utilizada e quantidade líquida utilizada. Onde o valor do custo será calculado em cima da quantidade bruta. Custo por receita, custo por cada produto, preço cobrado por quilo ou preço cobrado no prato. Podemos colocar ainda preço sugerido para verificar a diferença do que você cobra hoje e saber se está tendo prejuízo ou lucro com o prato.

Modelo de Ficha Técnica

Você tem que ter as fichas técnicas de seu produtos, para controlar as compras, padronizar a preparação, reduzir o desperdício de uma matéria prima, saber quanto custa para produzir o prato, cobrar o preço corretamente e por fim obter lucro. Então faça sua ficha técnica para sair da crise.

 
 
 

Comments


© 2020 por APIRES CONSULTOR. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page